Agenda


7º SEMINÁRIO ESTADUAL ÁGUA E SAÚDE



Data/hora início: 28/11/2017 09:00
Data/hora fim: 29/11/2017 17:00
Local: SESC BELENZINHO - R. Padre Adelino, 1000 - Belenzinho, São Paulo – SP -
Promoção: Centro de Vigilância Sanitária, Faculdade de Saúde Pública da USP e Comitê Permanente para Gestão Integrada da Qualidade da Água
Público Alvo: Profissionais das diferentes esferas do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos órgãos de Meio Ambiente, de Saneamento e de Recursos Hídricos, estudantes e pesquisadores das universidades, representantes da sociedade civil, além de especialistas e gestores de outras instituições públicas e privadas que tenham interface com o tema.
Restrito ao SEVISA: Não


Programação/Conteúdo:


Estão abertas as inscrições para o 7º Seminário Estadual Água e Saúde, que será realizado nos dias 28 e 29 de novembro de 2017, no Auditório do SESC BELENZINHO, localizado à R. Padre Adelino, 1000 - Belenzinho, São Paulo – SP. A programação pode ser acessada aqui e as inscrições podem ser realizadas clicando-se aqui.

NOTA: Com a mesma temática, o SESC Belenzinho promoverá a Exposição "Água", com curadoria de Adelina von Fürstenberg. Continuando sua missão de despertar a consciência sobre questões fundamentais de nosso tempo através da arte contemporânea, o novo projeto artístico de ART for The World (ARTE para o Mundo) é ÁGUA, exposição que tem a água e sua importância para seres humanos, para a fauna e para a flora como foco. As obras de 23 artistas tratam de questões de meio ambiente, biodiversidade, ecossistemas, mudança do clima e preservação da água como um recurso vital. Criada para despertar a consciência do público para a ideia de interdependência, fundamental para nosso sistema e para o futuro de nosso planeta, ÁGUA enfatiza nossa responsabilidade coletiva em relação à água na sociedade contemporânea. Clique aqui ou na imagem para acessar a página da exposição.

Celebrar a água como elemento indissociável da vida é missão coletiva em qualquer momento do progresso humano. Sendo essencial, a água deve ser cuidada. Como alicerce da existência de toda e qualquer criatura na terra, a água merece ser usada com respeito e moderação. Se assim, a água é sustentáculo da prosperidade e da boa vida, do bem-estar e da saúde.

Os Seminários Água e Saúde, iniciativa conjunta do Centro de Vigilância Sanitária, Faculdade de Saúde Pública da USP, Instituto de Estudos Avançados da USP, Comitê Permanente para Gestão Integrada da Qualidade da Água, Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, Serviço Social do Comércio (SESC) com apoio de outras entidades de notória inserção no tema, consolidam-se como fórum de excelência em São Paulo para divulgar e promover o debate relativo aos avanços e desafios que a sociedade obteve ou enfrenta no tocante à água que consome.

A cada edição do seminário buscam-se novas e criativas combinações, de modo a garantir abordagens inovadoras das relações entre a água e a saúde. Não será diferente na sétima edição do Seminário, pois neste ano a coordenação será mais uma vez partilhada com o Serviço Social do Comércio – SESC.  Ganha-se muito com este arranjo, dado que ele expande o debate e promove maior interação entre visões técnicas, gerenciais, acadêmicas e culturais.

Tais arranjos preveem uma programação elaborada com base na interação com outros importantes atores que tem discutido intensamente a gestão da água no Estado de São Paulo, como as agências reguladoras, o Ministério Público Estadual e Federal , as universidades, as empresas de saneamento, bem como o Ministério da Saúde e outras entidades.

A partir dessa ampla interlocução, o evento deste ano terá como referência a Água de beber, uma afirmação da potabilidade como conquista civilizatória e condição essencial para promover e proteger a saúde coletiva. Tema caro aos que lidam com a gestão integrada dos recursos hídricos e com políticas de saúde pública, a potabilidade e a segurança da água se impõe no contexto do desenvolvimento sustentável e da saúde como direito de todos, influenciando diretamente o acesso universal a esse bem.

Estejam, pois, todos convidados a participar desta iniciativa voltada ao tema da água e da saúde, que, juntamente com os seminários Áreas Contaminadas e Saúde e Hospitais Saudáveis, compõem o ciclo de eventos anuais do CVS relacionados à promoção e difusão do conhecimento em meio ambiente e saúde.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Clique aqui para fazer download da programação.

ATENÇÃO: RECOMENDA-SE UTILIZAR O NAVEGADOR “INTERNET EXPLORER” PARA EFETIVAR A INSCRIÇÃO.

Outras dificuldades/informações podem ser encaminhadas através do email ou telefonesabaixo:

sama@cvs.saude.sp.gov.br

(11) 3065-4796 ou 3065-4812.