Agenda


Avaliação de Risco à Saúde Humana em Áreas Contaminadas





Em acordo com a Lei nº 10083 de 23 de setembro de 1998, que dispõe sobre o Código Sanitário, em seus Artigos 11 e 12 e, em razão das inúmeras áreas contaminadas em nosso estado, é papel da Vigilância Sanitária avaliar os riscos para a saúde humana decorrentes de locais tóxicos e emissões de contaminantes. 

Prontamente deve-se empreender ações de saúde pública, bem como, determinar a relação existente entre exposição a substâncias tóxicas e doença e desenvolver e fornecer informações confiáveis e compreensíveis às comunidades afetadas e às demais partes interessadas. 

Assim, foi adotado pelo Estado de São Paulo, a metodologia da ATSDR (Metodologia da Agency for Toxic Substances and Disease Registry - Agência para Substâncias Tóxicas e Registro de Doença), que tem como princípio, instrumentar os técnicos de vigilância à saúde, a avaliação da existência de uma rota de exposição completa, ou seja, se a população pode ou não estar em risco em uma área contaminada. 

Portanto, uma avaliação do risco à saúde é a avaliação dos dados coletados e das informações sobre a liberação de substâncias perigosas no ambiente, com a finalidade de avaliar qualquer impacto passado, presente ou futuro na saúde das pessoas e mitigar ou prevenir seus efeitos. 

O Centro de Vigilância Sanitária, através da Divisão de Meio Ambiente, estará capacitando, trazendo conhecimento especifico, fornecendo orientações e apoio técnico sobre estas questões, através do Encontro Técnico “Avaliação de Risco à Saúde Humana em Áreas Contaminadas”. 

EMENTA 

  • Comunicado CVS 204 (Sivisa)
  • Banco de dados Áreas Contaminadas (Site CVS)
  • Roteiro Básico (Conhecer o entorno)
  • Introdução, Identificação e priorização de áreas
  • Levantamento de informações do local
  • Levantamento de preocupações da população
  • Seleção dos contaminantes de interesse
  • Mecanismos de transporte
  • Determinação de Rotas de Exposição

INSCRIÇÃO PARA O ENCONTRO TÉCNICO ÁREAS CONTAMINADAS - CLIQUE AQUI

Para obter o Certificado de Participação ou a Declaração de Frequencia - clique aqui

 

 INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS

GVS 01

GVS 07

GVS 08

GVS 09

GVS 10

GVS 11

GVS 12

GVS 13

GVS 14

GVS 15

GVS 16

GVS 17

GVS 18

GVS 19

GVS 20

GVS 21

GVS 22

GVS 23

GVS 24

GVS 25

GVS 26

GVS 27

GVS 28

GVS 29

GVS 30

GVS 31

GVS 32

GVS 33

 

 

ATENÇÃO: para abertura das apresentações é necessário ter o programa WinRAR instalado no computador

(download através deste link)