Agenda


Sistema de Informação de Agrotóxicos - Ariadne





APRESENTAÇÃO

O Sistema de Busca de Informações sobre Agrotóxicos foi idealizado por Rubens José Mário Júnior durante sua pesquisa de mestrado, que demandou um trabalho exaustivo de levantamento de informações sobre agrotóxicos em bases de dados nacionais e internacionais.

Assim, com o objetivo de facilitar o caminho de outros que proventura necessitassem das mesmas informações, concebeu um sistema simplificado, o qual chamou ARIADNE, nome da deusa grega conhecida por ajudar pessoas a achar o caminho de volta do labirinto.

O apoio do GAPS/FESIMA viabilizou a retomada do projeto para que o ARIADNE se transformasse em um sistema mais completo e disponível online, podendo chegar a mais pessoas e mais lugares, em especial àqueles empenhados na redução da exposição humana aos agrotóxicos.

O sistema contempla informações sobre uso e aplicação de agrotóxicos, sobre os parâmetros fundamentais do comportamento destas substâncias no ambiente e sobre a toxicidade para a saúde humana, e direciona para bases de dados nacionais e internacionais. Apresenta ainda, dados consolidados dos registros de pulverização aérea no estado de São Paulo, nos anos de 2013 a 2015.

Portanto, esperamos que o ARIADNE cumpra seu objetivo de guiar a todos, em especial os gestores dos serviços públicos em todo País, que necessitam destas informações para fortalecer sua atuação e com isto, guiar a todos nós nos labirintos complexos da gestão da exposição humana a estes contaminantes, em busca de um mundo mais sustentável. Clique no seguinte link para acessar:

 

http://www.hygeia3.fsp.usp.br/nra/ariadne/